terça-feira, 6 de maio de 2014

O bizarro costume de fotografar parentes mortos



Explica aí, por que meu Deus uma pessoa fotografa um defunto? Não estamos falando dos sem noção das redes sociais, que postam foto de cachorro morto, enterro da avó e caixão do tio falecido. O assunto é mais sério, trata-se de um velho costume do século XIX, quando a fotografia ainda estava em seu verdadeiro início. Não sabemos exatamente o que levava as pessoas a fotografar parentes mortos, mas era muito comum.
Talvez tenha sido a difusão da fotografia, ou apenas um hábito estranho de facilitar o luto, guardando uma recordação para lá de fúnebre do falecido. Acontece que alguns fotógrafos viraram especialistas em captar tais registros, preparando o cenário e cuidando da maquiagem dos cadáveres para que parecessem vivos. Surreal? Pois é, tem emprego para tudo nessa vida!
O pior de tudo eram os parentes que tentavam fingir que a pessoa ainda estava viva! Parece coisa de filme, no velho estilo “morto muito louco”.  Por mais bizarro que pareça, havia uma crença de que capturando a imagem de quem faleceu, sua alma ficaria viva eternamente. Ao que parece, o costume começou com a Rainha Vitória, que solicitou retrato de um parente recentemente falecido, guardando a imagem como recordação.
Tratava-se de um trabalho tão bem feito, que em algumas fotos fica difícil saber se a pessoa estava mesmo morta. Em outros casos, parece que a falecido apenas dorme em sono profundo. Impressionante, não?

fonte(http://www.macacovelho.com.br/o-bizarro-costume-de-fotografar-parentes-mortos/)

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SUA OPINIÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário